Crítica | Black Mirror – 1ª Temporada (2011) - Plano Crítico (2024)

Não é uma média.

Crítica | Black Mirror – 1ª Temporada (2011) - Plano Crítico (1)

Black Mirror é a maior antologia episódica após The Twiligth Zone na TV vai buscar entender a moral humana mediante a influência dos avanços tecnológicos no cotidiano, explorando universos extrapolados e futurísticos distintos em cada capítulo para tecer comentários socialmente relevantes e libertar um senso de angústia perante a evolução digital. Os três primeiros episódios irão questionar principalmente a forma como lidamos com sensacionalismo midiático, alienação, cultura de consumo e privacidade.
>

Crítica | Black Mirror – 1ª Temporada (2011) - Plano Crítico (2)

Crítica | Black Mirror – 1ª Temporada (2011) - Plano Crítico (3)

O texto é perspicaz desde a premissa. Transar com um porco ao vivo pode parecer normal ou até visto como um ato heroico a depender do contexto de banalização das informações, o extremo dá brecha para a cultura do entretenimento da miséria alheia, e quando nos simpatizamos com o primeiro ministro, percebemos o quanto fazemos parte do extremo oposto e que essa realidade não é tão distante. Desdobrando-se num ritmo alucinante e de tirar o fôlego, o episódio cutuca a ferida da alienação midiática e como ela acaba causando mudança comportamental nas pessoas diante de situações extremas, fazendo-as banalizar até mesmo as situações mais impensáveis em nome de um bem teoricamente “maior”. O senso de desamparo e de presságio é engolidor, a direção mergulha na psique dos personagens ao mesmo tempo em que imparcialmente desdobra uma visão observadora sagaz, surpreendendo o inevitável com o pessimismo e um final arrebatador. Hino Nacional é uma mini obra-prima de 50 minutos que abraça a desordem em seu lugar mais baixo, onde a tecnologia pode ser uma arma fatal. Episódio GENIAL!

Black Mirror – 1X01: The National Anthem | EUA – 4° de Dezembro de 2011
Direção: Otto Bathurst
Roteiro: Charlie Brooker
Elenco: Rory Kinnear, Lindsay Duncan, Donald Sumpter, Tom Goodman-Hill, Anna Wilson-Jones, Patrick Kennedy, Alastair Mackenzie, Chetna Pandya, Alex Macqueen, Lydia Wilson
Duração: 44 minutos
.

Crítica | Black Mirror – 1ª Temporada (2011) - Plano Crítico (4)

Crítica | Black Mirror – 1ª Temporada (2011) - Plano Crítico (5)

Se o episódio anterior é um dos mais próximos da realidade, este conceitualmente é o extremo oposto, revelando uma das fragilidades de Black Mirror como um todo que é usar esses extremos mais conceituais de um jeito que não fique óbvio. Não que aqui isso aconteça, pelo menos não de forma significativa a atrapalhar o excelente andamento narrativo, mas ele deixa tudo muito escancarado sobre a crítica, falta sutileza na forma como desenvolve a crítica do consumismo exacerbado. A ideia de estarmos presos em uma máquina social que a todo momento nos exige a adquirir algo de que não necessariamente precisamos, mas vai nos servir de anteparo para nossos desejos, assim a virada emocional do personagem ao final personifica o quanto o sistema deixa as pessoas maleáveis a sua vontade. Incentivando até mesmo a revolta como um produto do meio. Daniel Kaluuya brilha ao entregar o exagero que funciona como uma forma mais entusiasmada de destravar o que está tão visível.

Black Mirror – 1X02: Fifteen Million Merits | EUA – 11° de Dezembro de 2011
Direção: Euros Lyn
Roteiro: Charlie Brooker, Konnie Huq
Elenco: Daniel Kaluuya, Jessica Brown Findlay, Rupert Everett, Julia Davis, Ashley Thomas, Paul Popplewell, Isabella Laughland, David Fynn, Colin Michael
Duração: 62 minutos
.

Crítica | Black Mirror – 1ª Temporada (2011) - Plano Crítico (6)

Crítica | Black Mirror – 1ª Temporada (2011) - Plano Crítico (7)

Ainda na 1ª temporada, há mais um dos melhores episódios da série antológica, como os sentimentos humanos iriam se comportar se tivéssemos acesso às memórias passadas? A premissa vai além e nos traz um estudo complexo sobre paranoia, nostalgia e ética. A complexidade do mundo ao redor é jogada para conceito, enquanto o sentimento relacionado a ela se torna o foco narrativo, ao explorar uma briga de casal comum em meio a esse contexto da forma mais pessimista possível. É fascinante como só com isso, o episódio questiona essas entrelinhas com louvor, desafiando cada personagem a cada nova linha de diálogo, expondo como a privacidade pode ser facilmente manipulável com a tecnologia. Até onde estariam os limites disso? E como isso se reverbera nas relações sociais. O fim é muito impactante mais pelas causas do que pelas consequências, afinal, tire a tecnologia de lado, será que aquilo tudo teria acontecido? Mais uma vez o pessimismo sagaz do texto inteligente de Black Mirror nos tirando da zona de conforto.

Black Mirror – 1X03: The Entire History of You | EUA – 18° de Dezembro de 2011
Direção: Brian Welsh
Roteiro: Jesse Armstrong
Elenco: Toby Kebbell, Jodie Whittaker, Tom Cullen, Amy Beth Hayes, Rebekah Staton, Rhashan Stone, Phoebe Fox
Duração: 44 minutos
.

Disparado o ano mais regular, com os episódios mais marcantes em cada vertente de sua proposta, a 1ª temporada faz jus ao rótulo criado para a série, aglutinando boa parcela de sua criatividade.

Black Mirror – 1ª Temporada | EUA, 2011
Criação: Charlie Brooker
Duração: 3 episódios

Alastair MackenzieAlex MacqueenAmy Beth HayesAnna Wilson-JonesAshley ThomasBlack MirrorBrian WelshCharlie BrookerChetna PandyaColin MichaelDaniel KaluuyaDavid FynnDonald SumpterEuros LynIsabella LaughlandJesse ArmstrongJessica Brown FindlayJodie WhittakerJulia DavisKonnie HuqLindsay DuncanLydia WilsonOtto BathurstPatrick KennedyPaul PopplewellPhoebe FoxRebekah StatonRhashan StoneRory KinnearRupert EverettToby KebbellTom CullenTom Goodman-Hill

Crítica | Black Mirror – 1ª Temporada (2011) - Plano Crítico (8)

Iann Jeliel

Um aspirante a jornalista que acabou descobrindo no cinema um refúgio para sair da engrenagem robótica da sociedade, como em "Matrix", onde tudo segue uma rotina protocolar implantada na mente. Olho a sétima arte como um quebrador desses paradigmas, capaz de nos fazer refletir sobre qualquer espectro existencialista da humanidade, e ao mesmo tempo nos encantar e entreter com suas milhares de histórias transcendentais em corpo e alma. Por isso, escrevo sobre ela, pois foi nos textos críticos que aprendi a olhá-la dessa forma libertadora, e espero libertar muitos da mesma forma.

Crítica | Black Mirror – 1ª Temporada (2011) - Plano Crítico (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Greg Kuvalis

Last Updated:

Views: 6393

Rating: 4.4 / 5 (55 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Greg Kuvalis

Birthday: 1996-12-20

Address: 53157 Trantow Inlet, Townemouth, FL 92564-0267

Phone: +68218650356656

Job: IT Representative

Hobby: Knitting, Amateur radio, Skiing, Running, Mountain biking, Slacklining, Electronics

Introduction: My name is Greg Kuvalis, I am a witty, spotless, beautiful, charming, delightful, thankful, beautiful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.